O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) definiu as regras para tornar obrigatória a presença de kits antifurto nos veículos vendidos no país. 20% de todos os automóveis e caminhões novos terão de ter sistemas de bloqueio e rastreamento já em janeiro do próximo ano. A previsão é de que até 2014, 100% dos veículos novos estejam com o equipamento. [fonte: IdgNow]
Há mais de 5 anos o Governo Federal tenta aprovar a norma tornaria obrigatório o uso de sistemas de rastreamento em veículos novos, com o objetivo de trazer mais segurança à população, diminuindo roubos, furtos e, consequentemente, a melhor utilização de verbas públicas, pois a polícia teria, com isso, tempo para resolver outros casos. A decisão vinha sendo adiada devido à falta de recursos tecnológicos, até então precários, para a instalação desses tais kits. Claro que a isso foi somado a resistência das montadoras, pois haveria um acréscimo de R$600,00 na produção dos veículos; e da população, pois alguns enxergam (e com razão) a norma como uma imposição, uma restrição à nossa liberdade de ir e vir e direito de escolha. Haja vista que já tivemos experiências prévias pouco agradáveis, ou já esqueceu a dor de cabeça que vem sendo lidar com os adaptadores de tomadas?
Retornando ao foco, a deliberação nº 128/2012 publicada no Diário Oficial da União dia 16 de julho estabelece um novo cronograma para que o sistema, conhecido como “kit antifurto”, seja implantado gradualmente nos veículos nacionais. E, tudo indica que que não há mais como fugir. A pergunta é: vale a pena instalar um sistema de rastreamento em seu veículo ou frota
Por nossa experiência: sim, é vantajoso! Entre suas várias utilizações, podemos citar o uso do rastreador veicular para ajudar o gestor a evitar o gasto do dinheiro público para fins privados, além de coibir ações de roubo ou furto. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública, de Janeiro a Agosto deste ano, só no Rio de Janeiro, houve mais de 1700 roubos/furtos de veículos, um acréscimo de 6,8% se comparado ao mesmo período do ano passado. Já roubo de cargas, houve um aumento de 30%, totalizando uma média de 10 cargas roubadas por dia.
Com a utilização do sistema de rastreamento, esses números tendem a cair além de aumentar a eficácia e eficiência da ação policial. Além disso, o rastreador ainda possibilita otimizar os itinerários, evitando assim desperdício de combustível e tempo, fiscaliza o condutor e, se aliado a um sistema de telemetria, é possível aumentar a precisão do monitoramento dos dados do veículo e de sua carga (caso haja uma), diminuindo gastos e otimizando os ganhos.
Autores: Tieh Seabra e Edgar F. Rolla.

Saiba mais sobre como proteger seu veículo em nosso website sobre rastreamento veicular.
RJSAT Rastreamento Veicular 24h