Ao adquirir um rastreador sem mensalidade o consumidor deve ficar atento a alguns pontos de extrema importância para evitar dores de cabeça, prejuízo na compra e até mesmo do bem móvel rastreado.
MANUTENÇÃO
O rastreador sem mensalidade ou sem monitoramento são na sua maioria equipamentos chineses, ou de outra origem estrangeira. No momento em que apresentar defeito será difícil conseguir a reposição de peças e uma empresa que faça a manutenção. E se conseguir os preços poderão ser abusivos.
SEGURANÇA
O rastreador sem mensalidade peca no quesito segurança, pois o mesmo não apresenta um envio de posicionamento consistente, e o proprietário do veículo é responsável pela localização e recuperação.
Imagine ter seu carro roubado ou furtado, você tem que abrir um “R.O.” (registro de ocorrência) isso leva em média 2 horas, depois dirigir-se a um computador para acessar sua página de monitoramento, localizá-lo e recuperá-lo, ou torcer para a polícia recuperar o veículo. Lembrando que nesse processo todo tem que levar em consideração que você estará abalado psicologicamente, ou ter sofrido além da violência moral, a física.
SOFTWARE
Os softwares disponíveis no mercado são limitados a somente localização, bloqueio, sirene, pisca alerta…
Em sua maioria são instáveis, travam, tem um aspecto deselegante e não sofrem manutenção ou atualizações constantes.
CUSTOS
Geralmente, rastreadores utilizam um chip de dados que podem ser na maioria das vezes um chip de celular habilitado com pacote de dados para envio de mensagens GPRS. Alguns rastreadores que não tem mensalidades trabalham apenas por SMS consumindo uma grande quantidade de crédito do chip onde acaba não compensando a sua utilização. Deverá também habilitar uma franquia de dados no chip que será de responsabilidade do consumidor ou contratar um chip pré-pago com no mínimo R$ 30,00 de crédito mensal.
Existe também o custo da manutenção em caso de defeito. Tem os custos da retirada do equipamento para avaliação que fica em torno de R$ 50,00 e R$ 70,00 o custo da manutenção que varia de acordo com o defeito apresentado, e o custo da reinstalação que gira entre R$ 70,00 e R$ 100,00.
O módulo de GPS/GPRS varia entre R$ 690,00 e R$ 1.300,00, visto que as empresas que atuam com essa modalidade não fornecem o equipamento em “comodato”, espécie de empréstimo.
PROFISSIONAIS
Como todo serviço especializado, é bom ficar atento aos profissionais que farão a prestação do serviço.
Técnico
Infelizmente como em qualquer profissão, existem os “profissionais” e os “amadores”. Ao contratar um técnico, exija uma certificação de capacidade técnica para garantir que a instalação não causará nenhum dano ao seu veículo. Fiquem atentos as seguintes “certificações”:
*CESVI BRASIL (“Centro de Experimentação e Segurança Viária”) é o único órgão capacitado para emitir certificação tanto para profissionais quanto empresas. Ele garante que o profissional tem conhecimento de módulos e formas de instalação, tem conhecimento de elétrica e noções de mecânica veicular.
*Certificação do Fabricante: é importante esta certificação, isso comprova que o técnico tem conhecimento dos módulos para serem manuseados.
Fabricante
A idoneidade das empresas é de extrema importância nesse processo, exija também garantias dos equipamentos, reposição de peças, locais de manutenção e também certificações.
Observe se o fabricante tem certificação ISO 9001, ISO 14001, CESVI BRASIL, GRISTEC ou algum outro órgão que demonstre a sua capacidade técnica. FIQUE ATENTO!
Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas sobre o “Rastreador sem Mensalidade”, é importante estarmos atentos e, antes de qualquer aquisição, buscar referências das empresas e profissionais envolvidos nesse processo.
Para maiores informações sobre nossos serviços, acesse:
Rastreamento de Veículos 24h