Este é um dos assuntos de menos agrado para quem pretende ter ou possui uma frota de veículos, mas não por isso deixa de ser dos mais necessários. Para começar, precisamos entender, de fato, o que é depreciação de frota.
Com o passar do tempo, é natural que haja um desgaste de veículos. Se formos levar ao pé da letra, de acordo com as regras do mercado, na verdade, desde que o automóvel sai da loja ele passa a ser desvalorizado. Por mais organizada e cuidadosa que seja a sua equipe – inclusive, o motorista autônomo – a sua frota não terá a mesma qualidade de quando ela foi adquirida. Inevitavelmente.
Os problemas de infraestrutura – leia-se condição de nossas estradas, entre outras coisas – É outro fator determinante para a aceleração da depreciação do caminhão. Além disso, vários custos ocultos também podem gerar diversos problemas de segurança. Por isso, é necessário ficar atento a esse tema e se precaver.
Para que a depreciação se reduza, porém, há de se ficar atento a alguns fatores.
MANUTENÇÃO
A depreciação do veículo faz com que o número de visitas à oficina aumente de forma considerável. Na verdade, mesmo quando a frota está ociosa, os veículos geram custos de manutenção.
Para driblar os custos de manutenção, empresas que possuem frota própria costumam trocar os carros da empresa uma vez por ano. Esse período é considerado ideal dificilmente o carro vai dar um defeito grave ao longo do primeiro ano de utilização. Mas, claro, por outro lado, essa estratégia não é muito em conta.
CONSUMO ELEVADO DE COMBUSTÍVEL
A chamada depreciação veicular também pode ser um dos motivos para que um determinado automóvel tenha um consumo anormal de combustível. O carro consome mais combustível em diversas situações. Conheça algumas delas:
- Rodas desalinhadas ou desbalanceadas
- Calibragem incorreta dos pneus
- Desgaste na vedação da borracha do tanque
- Filtro de ar velho
- Modo como o veículo é conduzido
COMO CALCULAR A DEPRECIAÇÃO DA FROTA
- Escolher o período de análise da desvalorização. O ideal é usar o prazo de cinco anos
- Dividir o preço do carro por 5
- Dividir esse resultado por 12 para encontrar a depreciação mensal
INFLUÊNCIAS NA DESVALORIZAÇÃO DO VEÍCULO
- Tempo de fabricação
- Quilômetros rodados
- Estado de conservação
- Alterações no carro
Para que tais desgastes não se somem a um roubo ou outras dores de cabeça, é fundamental que um serviço eficiente e realizado de forma competente seja contratado. Para isso, entre agora mesmo em contato com a RJSat. Conheça o nosso trabalho e se torne o nosso mais novo cliente satisfeito!