Dirigir, para aqueles motoristas mais experientes, é quase sempre um prazer. Os movimentos se dão praticamente por instinto. Porém, a habilidade vem apenas com o tempo. Enquanto isso, para aqueles que começam a dirigir, a experiência pode ser terrível e estressante. Pensando nisso, a edição mexicana do site AutoCosmos criou uma lista de cinco coisas que não devemos falar para um motorista iniciante.

1. Você quer nos matar?

É bem verdade que ensinar alguém a dirigir é algo que dá nos nervos. Mas é fundamental manter a calma. Aquele novo condutor precisa adquirir confiança e julgá-la não vai ajudar em nada. O momento em que uma pessoa aprende é geralmente um grande acontecimento. É preciso ser especial, não estressante.

2. Não precisa usar o cinto de segurança.

Dizer que não deve usar o cinto ou apenas quando o percurso for maior é a pior coisa que se pode dizer ao motorista iniciante. O cinto salva vidas. É melhor dar o exemplo para que isso se torne um hábito para o novo condutor. Além disso, há o risco de ser multado e multas para motoristas iniciantes pode custar até mesmo a renovação da habilitação.

3. Não tem perigo usar o telefone.

Mais uma circunstância onde os riscos de acidentes e de multas se cruzam. Enviar sms enquanto dirige, por exemplo, é apontado por diversos estudos como tão perigoso quanto conduzir alcoolizado. A ideia principal é mostrar que toda a atenção deve ser direcionada ao carro.

4. Não ligue para as regras.

Seja um lugar de pouco movimento ou em uma via de tráfego intenso, as regras devem ser respeitadas. As regras foram criadas para ajudar a evitar acidentes. Sem elas seria impossível a convivência entre os veículos nas cidades com frotas cada vez maiores. Também é importante orientar a tomar cuidado com pontos cegos, além, é claro, da manutenção de uma distância segura.

5. Acelera, ainda está no amarelo.

Muita gente usa o sinal amarelo da maneira oposta àquela para qual ele foi concebido. O significado é: reduza, pois vai fechar. Porém, boa parte dos condutores interpreta como “acelere, pois já está fechando”. Assim como muitas outras coisas do trânsito, ela tem o objetivo de evitar acidentes.